IRMÃOS RIBEIRO IMPLANTAM CANOAGEM PARA-OLÍMPICA NA ASENA

Cristina Ribeiro Presidenta da ASENA, foto com Fernando Fernandes Bi-Campeão Mudial de  Para-canoagem.
A Associação Santa-mariense de Esportes Naúticos lançou ontem dia 21, o Projeto Para-Olimpico Irmãos Ribeiro, inicialmente irá atender dois atletas cadeirantes com a finalidade de participarem de competições nacionais com o foco nas Olimpíadas do Rio 2016. Essa iniciativa dar-se graças ao vinculo de amizade criado por Gilvan e Givago com o Bi Campeão mundial Fernando Fernandes. Sempre motivado a ajudar Fernando manda dicas de como fazer as adaptações para os cadeirantes nos caiaques, incentiva os novos atletas, alem de contribuir com exemplo de superação.
A ASENA conta com recursos próprios e a ajuda de pessoas da comunidade do Bairro Campestre em Santa Maria RS. O material esta sendo adaptado e reformado para atender essa nova modalidade, a previsão é que em 10 dias os caiaques já estejam prontos. A ASENA trabalha com esperança  de um dia poder contar com o poder público municipal nos seus projetos. Hoje a principal necessidade é de um local na margem da barragem para guardar o material.


SAIBA MAIS

A Paracanoagem, canoagem executada por pessoas com deficiência (PCDs), é uma modalidade ainda recente, porém é um excelente esporte a ser praticado, já que dentro de um caiaque ocorre uma igualdade de possibilidades. Juntos, esses têm iguais condições de liberdade para locomoção, sendo que o desempenho técnico e físico depende exclusivamente da própria pessoa. Logo, podemos dizer que dentro de um caiaque as deficiências não aparecem ou são reduzidas.
O trabalho realizado na canoagem com deficientes tem como um dos objetivos: Alcançar a maior autonomia possível durante a prática desse esporte. Assim, com a criação de hábitos e costumes adquiridos na aprendizagem busca-se que o aluno ou atleta consiga, de forma independente, entrar no caiaque, realizar seu treino na água e sair do caiaque, com a menor ajuda possível de terceiros.





PARA-CANOAGEM NAS OLIMPÍADAS


No dia 11/12/2010 a Paracanoagem teve uma ótima notícia. Em reunião do Comitê Paraolímpico, na China, sete modalidades disputavam o direito de fazer parte das Paraolimpíadas a partir dos Jogos do Rio: badminton, canoagem, golf, futebol em cadeira de rodas elétrica, taekwondo, triatlo e basquete para pessoas com deficiência intelectual. Destas, somente O triatlo e a canoagem conseguiram a tão aguardada participação.

CATEGORIAS

A Paracanoagem possui 3 classes funcionais, são elas: LTA, onde o atleta utiliza braços, tronco e pernas para auxiliar na remada. Classe TA, onde o atleta utiliza o tronco e os braços para o desenvolvimento da remada. Classe A, onde este só consegue utilizar o movimento do braço para a locomoção da embarcação.

RESULTADOS

O Brasil possui reconhecimento no cenário mundial da Paracanoagem, ganhando prestigio em Poznan/POL, onde conquistou 1 ouro na classe A masculino com Fernando Fernandes de Pádua e 1 ouro e uma prata com Marta Santos Ferreira, na classe TA e LTA respectivamente. Sendo o país com melhores resultados na Paracanoagem, neste mundial.
                                                                                                                                                                                Fonte: www.cbca.org,br