ASENA no Jornal Diário de Santa Maria

30/12/2011 | N° 3021

CANOAGEM

A Asena já está em ação na cidade

Irmãos Ribeiro comemoram os primeiros projetos da associação

Um ano especial chega ao fim, mas sem descanso para os irmãos canoístas Gilvan, 22 anos, e Givago Ribeiro, 24. Com motivos para comemorar o momento na carreira após a conquista de duas medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos 2011, no México, eles estão de volta à casa dos pais, Jorge e Cristina, em Santa Maria, para ver mais um sonho virar realidade. A Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena), por meio da qual eles pretendem fomentar a canoagem na cidade, começa a colocar em prática os primeiros projetos.

Enquanto treinam para 2012 na barragem do DNOS, que fica perto da casa da família Ribeiro, Gilvan e Givago acompanham de perto as cerca de 10 crianças que participam do Projeto Remar, o primeiro da Asena. A próxima convocação da seleção brasileira será em 10 de janeiro.
Há 20 dias, a mãe deles aproveitou as férias e tomou a dianteira: reuniu a gurizada e começou as aulas teóricas e práticas. Os filhos de Cristina estão sempre por perto.

– Há um ano, só tínhamos a comissão de fundadores da Asena. Agora, já demos o primeiro passo: colocamos as crianças na água – comenta Gilvan.

– Difícil foi começar, agora não pode parar mais – completa Cristina, a presidente da Asena.

Ainda por meio do Projeto Remar, são dadas aulas sobre temas como o respeito ao meio ambiente na sede da associação, que fica no terreno em que mora a família Ribeiro e que foi inaugurada na terça-feira, quando a associação completou um ano. E o resultado já é visível. Ontem à tarde, o estudante Jeferson Pereira, 12 anos, não pensou duas vezes ao ver um pneu boiando enquanto remava na barragem. O pequeno levou o objeto até a margem e avisou a professora Cristina.

– A gente aprende a não sujar a barragem e a não poluir outros lugares também – conta Jeferson.

Paracanoagem – De olho nos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Gilvan e Givago implantaram mais um projeto por meio da Asena. É o Irmãos Ribeiro Paracanoagem, que dará oportunidade para pessoas com deficiência virarem atletas de alto rendimento. Os primeiros da lista são Denilson Souza Rodrigues, 34 anos, e Luís Felipe Silva Ströher, 23, que devem intensificar os treinos no ano que vem.

– Nós tínhamos algumas ideias, e esses dois camaradas surgem e nos lançam um desafio. Serão os pioneiros na paracanoagem na cidade – projeta Givago.

vinicius.dias@diariosm.com.br
VINÍCIUS DIAS